Blog

Empreender pelo Mundo -Alemanha- Iramaia Kotschedof

Empreender pelo Mundo - Alemanha

A nossa entrevistada de hoje é uma referência em empreendedorismo feminino na Europa. Pioneira no seu setor, na Alemanha, no dia de hoje (02/07/2019) completa 30 anos da abertura da sua empresa.

Nascida em 1954 na cidade de Firmino Alves no interior da Bahia, dedicou boa parte da sua vida ao mundo coorporativo da aviação, trabalhando em empresas de renome na epóca, como a Vasp e Lufthansa Brasil.

Além de ser uma empresária de sucesso, ela ainda acha tempo para se dedicar a causas sociais, através da liderança do Grupo  Mulheres do Brasil em Düsseldorf.

O Grupo  Mulheres do Brasil é composto por mulheres de vários segmentos de todo o Brasil que se reúnem mensalmente para discutir e propor ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais. 

O grupo foi criado em 2013, é apartidário e levanta a bandeira de apenas uma causa: o Brasil.

O Grupo Mulheres do Brasil tem se expandido por vários lugares do mundo. Além do núcleo criado em Düsseldorf, o Grupo Mulheres do Brasil já existe em Lisboa, Paris, Londres, Estocolmo e no Vale do Silício (EUA). (Fonte: Mulheres do Brasil)

Vamos conhecer um pouco mais da história desta grande Empreendedora. Apresento à vocês Iramaia Kotschedof.

 1)    Conte-nos um pouco da sua história e como surgiu a ideia para montar um negócio.

Resposta: Eu sempre trabalhei no Brasil com turismo, aviação e feiras internacionais. Casei com um alemão e vim para Düsseldorf, há 38 anos atrás. Meus colegas de turismo no Brasil me pediram para ajudá-los dando assistência aqui, para os seus clientes brasileiros que visitavam as feiras alemãs.

Comecei atendendo com acomodação em casa de familia, depois assessorando na participação de feiras, montagem de estande, catering, seleção da equipe para trabalhar.

No inicio fazia só pela vontade de querer ajudar, mas com o tempo, os negócios aumentaram e fui praticamente induzida a abrir a minha empresa: IRAMAIA GmbH – Business Solutions,

 2)    Atualmente as mulheres brasileiras estão empreendendo cada vez mais. Na sua opinião, o que tem levado essas mulheres a decidir iniciar um negócio próprio frente a outras alternativas como seguir uma carreira  em uma empresa?

Resposta: Eu acho que o empreendedorismo satisfaz mais o espírito feminino, do que ser simplesmente uma funcionária de carreira. A liberdade em determinar as suas metas, organizar melhor o seu tempo, são prioridades para melhor. Existe o risco, mas no risk, no fun.

Foto arquivo pessoal

3)    Qual foi o maior desafio encontrado até hoje como empreendedora?

Resposta: Foi quanto Color reteu o dinheiro dos brasileiros. Eu tinha um compromisso aqui de 160 mil marcos alemães, que seriam acomodações para visitantes da maior feira de papel e da industria gráfica. Ninguém podia deixar o Brasil, pois o dinheiro não dava para nada. Eu pensei: tenho que decidir: entrar em falência ou abrir novas portas. Decidi pela segunda opção e prospectei outros países. Revendi todas as acomodações e me tornei internacionalmente conhecida.

4)    Um dos grandes desafios de quem empreende é achar o seu nicho de mercado. Como você conseguiu identificar o seu e o transformou num negócio rentável?

Resposta: Eu tive a grande sorte, de na época não existir nenhum brasileiro trabalhando neste setor aqui na Alemanha. Fui a percursora em atender brasileiros nas feiras internacionais. Os meus ex colegas me procuraram, não tive que ir atrás do nicho. Este veio até a mim.

 5)    Empreender no exterior é diferente de empreender no Brasil. Qual foi o principal fator cultural referente ao seu negócio no país onde você mora?

Resposta: Respeitar os prazos de pagamento. Se o fornecedor desse um prazo e eu não cumprisse, perderia as reservas dos serviços contratados. E os prazos eram só até as 18:00hs do dia que eles nos davam e não até as 23:58hs.

 6)    Defina em uma frase, um conselho para quem quer empreender no país onde você mora.

Respeite as regras do país, adapte-se às mesmas e não tente abrasileirar os seus parceiros.

7)     Quais os produtos ou serviços que você oferece? E como podemos adquirí-los?

Resposta: Oferecemos um serviço “feito sob medida” para participar de feiras na Alemanha. Todos os nossos clientes vieram por indicação. Não fazemos propaganda. Mas se quiser saber mais, entre no nosso site: Iramaia Business Solutions

Compartilhe: