Blog

Empreender pelo Mundo -Alemanha – Lídia Marília Poppe

Empreender pelo Mundo Entrevista Alemanha

A série de entrevista “Empreender pelo Mundo” vai contar a histórias de mulheres que tiveram a coragem de empreender fora do Brasil, apesar de todos os obstáculos que a vida de mulher expatriada oferece.

A nossa entrevistada de hoje nasceu em Fortaleza-CE e com apenas 38 anos já possui diversas conquistas na sua história. Reside desde 2007 na Alemanha, e mesmo com uma extensa experiência no mundo acadêmico e profissional fora do Brasil, resolveu empreender na aréa médica e se tornou referência no seu ramo de atuação.

1) Conte-nos um pouco da sua história e como surgiu a ideia para montar um negócio.

Nasci e cresci na periferia de Fortaleza, em uma família de classe média, e trabalho desde os 15 anos sou formada em medicina pela UFC (Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, em Fortaleza).

Durante a faculdade, fui bolsista de Extensão e de Pesquisa pela CAPES no Projeto PERC – Programa de Extensão em Ressuscitação Cardiorrespiratória – além de participar da Unidade de Farmacologia Clínica – UniFAc, e ganhei duas  bolsas do DAAD para estágio na Alemanha; a primeira foi em Münster, e a outra na Charité, em Berlim.

Depois de concluir a Graduação, fiquei um ano trabalhando em Perth, na Austrália, no Royal Perth Hospital, como Resident Medical Officer na Emergência (2006).  Em 2007 iniciei meu Doutorado em câncer de pele e Residência Médica em Dermatologia na Universitäts-Hautklinik em Würzburg, onde permaneci entre os anos 2007 a 2015.

“O empreendedorismo se iniciou em 2014/2015, ao percebermos que a ascensão profissional estava bastante difícil em Würzburg.”

Após uma mudança de chefia na clínica que eu trabalhava percebi que os meus pontos fortes estavam sendo suprimidos.

Isso me motivou a trocar a posição de emprego assalariado e investir na minha  própria clínica de Dermatologia Cirúrgica e Estética.

2)     Atualmente as mulheres brasileiras estão empreendendo cada vez mais. Na sua opinião, o que tem levado essas mulheres a decidir iniciar um negócio próprio frente a outras alternativas como seguir uma carreira  em uma empresa?

Acredito que essa motivação surge principalmente por uma forma de insatisfação com a situação atual: quer seja por falta de reconhecimento das próprias capacidades, falta de flexibilidade nos horários de trabalho, ou mesmo pela dificuldade em se adaptar a uma nova fase da vida (por exemplo, com nascimento dos filhos, ou mudança de cidade), além do fato de nem todos os diplomas ou formação trazidos do Brasil serem automaticamente reconhecidos aqui na Europa.

Empreender pelo Mundo

3)  Qual foi o maior desafio encontrado até hoje como empreendedora?

Assumir que sou empreendedora! Na área médica, altamente conservativa e com status de “vocação sem fins financeiros” .

Assumir que se precisa atrair o cliente ou paciente, que uma certa dose de marketing se faz necessária, e que os seus serviços precisam ter uma ótima propaganda boca-a-boca, acabam se tornando um desafio.

Não somos treinados para administrar nem negócios nem pessoas, e essa gerência financeira, de pessoas e de serviços – mantendo a humanidade, a excelência e a atualização, é sempre uma dança leve entre ser empresário, médico e humano.

4)    Um dos grandes desafios de quem empreende é achar o seu nicho de mercado. Como você conseguiu identificar o seu e o transformou num negócio rentável?

Percebi, quando assumi o Instituto de Laser e Estética Belladerm da minha colega alemã, Dra. med. Christa Deuchert, que houve uma alteração no tipo de pacientes que estavam nos procurando: eram mais jovens, muitos estrangeiros e precisavam de mais informações.

Assim, comecei a postar sobre meu dia-a-dia no Facebook e no Instagram, respondia a perguntas de seguidores e, assim, vi que meu nicho estava principalmente entre pessoas de 25-55 anos, e passei a ter mais opções voltadas para esse público.

“O lucro aumentou em 5 vezes logo no segundo ano! “

Em 2019, apesar dos três meses de pausa da licença maternidade, consegui em um mês apenas o lucro de todo o ano de 2018! Mesmo estando “sozinha” no Instituto de Laser e Estética, uma vez que meu marido e o outro colega Dermatologista trabalhem apenas com Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Alergologia.

5)    Empreender no exterior é diferente de empreender no Brasil. Qual foi a principal fator cultural referente ao seu negócio no país onde você mora?

Aprender que posso ser líder sem precisar manter uma hierarquia quase militar, que posso sim impor respeito mesmo sendo humana e simpática, que feminilidade nao exclui competência!

6)    Defina em uma frase, um conselho para quem quer empreender no país onde você mora.

Ter um excelente currículo, ser referência no que faz, dominar a língua quase que perfeitamente e ter uma ótima assessoria de contabilidade e jurídica.

7)    Quais os produtos ou serviços que você oferece? E como podemos adquiri-los?

Temos uma vasta gama de terapias estéticas e médicas, como aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, harmonização facial, estimuladores de colágeno, lifting de fios, peelings químicos, lipólise enzimática, tratamentos estéticos com as linhas SkinCeuticals® e Aesthetico®, lasers para vasinhos, manchas, cicatrizes de acne, depilação definitiva, microagulhamento, mesoterapia, entre outros.

Além disso, sou Speaker da Allergan® e ministro cursos para médicos, assim como para esteticistas pela firma Aesthetico®.

Meu Instagram é @drlidiapoppe, o endereço da clínica é Ludwigstr. 3, 97688 em Bad Kissingen, telefone +49 971 7850010 e E-mail: belladermlaserinstitut@gmail.com.

Compartilhe: