Blog

Os motivos que levam mulheres imigrantes ou expatriadas a empreender

Existe uma grande parcela de mulheres que mudam de país para acompanhar seus parceiros (as) em uma oportunidade de emprego no exterior. Muitas vezes abdicando das suas próprias carreiras. Partes dessas mulheres optam pelo empreendedorismo.

Porém as motivações são diversas, mas duas delas estão muito presentes: A oportunidade de mercado ou necessidade.

A mudança de país requer um planejamento para adequar toda família, principalmente quando envolve crianças. Mas mesmo com todo planejamento, a realidade nunca é igual a expectativa.

Por isso, depois que a situação está calma. A família encontrou a casa para morar, os filhos estão na escola e adaptados, o parceiro (a) já estável no novo emprego. A mulher se sente perdida e faz a grande pergunta: O que faço agora?

Daí vem a sensação de medo misturada com esperança.

“Agora é a minha vez!”

Os motivos que levam mulheres expatriadas a empreender

A ideia de empreende surge nesta fase, mas guiadas por sentimentos diferentes. Para algumas vem como sinônimo de liberdade de finalmente pode exercer uma profissão que lhe completa. Algo novo e desafiador.

Talvez porque a pressão social que tinha da sociedade no Brasil deixa de existir. Ela percebe que chegou a hora de mudar de carreira e o empreendedorismo é o caminho.

Por outro lado, temos aquela empreendedora que não encontra outro caminho a não ser empreender. Os diversos nãos e frustrações de não encontrar um emprego no mercado de trabalho, mostra a opção de ter o seu próprio negócio como uma única via a ser explorada.

Para umas uma oportunidade para outras uma necessidade.

Mas lembre-se não importa qual motivação te levou a empreender, você irá se surpreender de como essa experiência irá mudar a sua percepção de vida.

Mesmo aquelas que vieram por necessidade e não pretendem ficar, irão sair desta experiência se sentido mais forte para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Ah! Aquelas que vieram para realizar sonhos, irão entender que sonhos se tornam reais quando os colocamos como metas.

Bem-vindas ao mundo do empreendedorismo.

Caso precise de ajuda, lhe mostro o MAPA.

Abraços

Melissa Alfeu

Sua mentora de negócios.

Compartilhe: